Conteúdo Programático
08.01 - Atividades Musicais com Alunos Deficientes no Ensino Fundamental
Isabel Bertevelli (SP) - 11 a 16/07
14h - 17h


UMA PROPOSTA INCLUSIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Atividades para o trabalho com alunos deficientes
Desde a década de 1990, a inclusão tem sido muito abordada entre nós, referindo-se ao ambiente escolar, de trabalho, em espaços sociais, de cultura e lazer. Porém, pela experiência em sala de aula vemos que muito ainda tem que ser feito para que essa inclusão seja efetivamente concretizada, assim como o acesso aos materiais pedagógicos que, muitas vezes, precisam ser adaptados. O acesso à educação pelo deficiente é garantido, porém o atendimento ainda não é satisfatório. Na realidade muitos educadores não estão preparados ou não têm conhecimento para essa tarefa. Não sabemos o que fazer na prática com esse aluno. Despreparo dos cursos que formam educadores, que até então não precisavam se preocupar com essa faceta da educação, responsabilidade exclusiva das escolas especiais. É evidente que o trabalho do especialista deve sempre ser valorizado, porém não podemos continuar despreparados a vida toda. Dessa maneira, o curso pretende oferecer subsídios teóricos e práticos básicos para o professor que atua no Ensino Fundamental I, para atender alunos com deficiência dentro de uma proposta inclusiva. A partir de atividades práticas nas diferentes áreas, jogos e brincadeiras, os educadores terão a oportunidade de conhecer as características principais dos deficientes, trabalhando com os elementos básicos da educação, produzindo e adaptando materiais pedagógicos acessíveis.
PÚBLICO ALVO: educadores, estudantes e demais interessados.
MATERIAIS DOS PARTICIPANTES
Papel sulfite (02 folhas), giz de cera ou lápis de cor, cola, tesoura, pedaços de EVA (qualquer cor), durex colorido, materiais de sucata (caixas pequenas, potes plásticos, pote de iogurte, tampinhas de garrafa, etc.), caderno para anotações, roupa confortável e água para consumo.